segunda-feira, 29 de junho de 2015

ASSIM RESPONDEU ZARATUSTRA.

Em comemoração ao aniversário da cidade do Crato, que no dia 21 de junho completou 251 anos, fizemos uma entrevista com o sábio profeta Zaratustra sobre os aspectos sociais, políticos e religiosos dessa importante cidade do Cariri. Jornalistas responsáveis pela entrevista: João Paulo DiCarvalho e Friedrich “Bigode” Nietzsche.

J. P. DC: Senhor Zaratustra, a maioria dos vereadores aqui do Crato não aprovou as contas do último prefeito. O que o senhor tem a dizer?

Z: A grande questão é saber se os vereadores que não aprovaram as contas sabem mesmo fazer contas.
---
Pausa para uma notícia exclusiva:
Atendendo a observação do grande Zaratustra, foi realizada, entre os vereadores que não aprovaram as contas do último prefeito, uma avaliação, medindo os seus conhecimentos em matemática.
Por incrível que pareça, todos os vereadores foram reprovados, sendo que a nota mais alta foi a de um vereador que desenhou um pato, uma borboleta e um calango (lagartixa).
Um vereador, que não quis se identificar, disse que vai entrar com recurso contra a instituição realizadora da prova.
“Isso é um absurdo. As questões não estavam claras, estavam vagas demais e isso prejudicou na hora de responder. Por exemplo, tinha uma questão lá que tinha apenas quanto é 36 dividido por 6. Isso está muito vago. A questão está incompleta. Esses 6 são da oposição ou da situação? Eles vão receber por ter votado contra ou a favor? De qual partido eles são? Como podem ver, as perguntas estavam incompletas e a prova deve ser anulada.”
Voltando para a entrevista:
---
J. P. DC: Mestre Zaratustra, e se o resultado da prova for um desastre. Se ele mostrar que os vereadores que não aprovaram as contas não sabem fazer contas. O que devemos fazer?

Z: A saída será fazer uma devassa na câmara e na prefeitura.
---
Pausa para uma opinião:
Senhor vereador, o que o senhor tem a falar sobre a devassa que o profeta Zaratustra sugeriu?
“Olha, eu não falo mais sobre aquela sem vergonha. Eu já me separei daquela doida, ela levou meu carro, minha casa, todo mês eu pago pensão o que mais esse estrupício quer?”
Voltando para a entrevista:
---
J. P. CD: O prefeito do Crato é acusado de pagar R$ 50.000 para os vereadores. O que o senhor diz sobre isso?

Z: A prima do namorado da vizinha da esposa de um policial que é irmão do amigo de um moto taxista que conhece alguém que trabalha no gabinete do prefeito jurou de pé junto o seguinte: “O prefeito não pagou R$ 50. 000 para os vereadores. Teve vereador que aceitou menos, teve vereador que cobrou mais.”

J. P. CD: Mestre, essa é uma acusação muito grave. Tem como provar isso?

Z: Sim. A confissão dessa testemunha está gravada e pode ser ouvida por qualquer um. Basta pegar um CD do Pablo e ouvir de trás para frente. Ouvidos despreparados podem até não ouvir a confissão, mas achará o som bem mais agradável.
---
Pausa para uma explicação:
O sábio Zaratustra estava certo. Escutamos o CD do Pablo ao contrário e não ouvimos p#*%@ nenhuma, mas pense num som bacana!
Voltando para a entrevista:
---
J. P. CD: A padroeira aqui do Crato é Nossa Senhora da Penha. Por que então fizeram uma estátua de Nossa Senhora de Fátima?

Z: Essa, nem Nossa Senhora sabe. Twittei para o Papa Francisco que temos o quarto segredo de Fátima aqui. O certo é que ela já realizou o seu primeiro milagre, o “milagre da multiplicação”.

J. P. CD: “Milagre da multiplicação”? Multiplicação de quê? Dos pães?

Z: Não. Multiplicação do valor dos terrenos próximos da Santa e multiplicação dos votos do dono da santa.

J. P. CD: E quanto ao bispo e o escândalo das casas?
Z: Apenas repito as sábias palavras do poeta Paulo Soares, que não é parente do Jô, mas se não parar de engordar vai ficar que nem o apresentador. Ele tem um poema chamado “Cratólica” que diz: “Panico / fez em público / o que o público / faz no penico”.

J. P. CD: E aquela outra pessoa, senhor Zaratustra? Por que ela esconde tanto a mãozinha?

Z: Para cumprir um versículo bíblico que diz: “que a sua mão direita não saiba o que apronta a sua mão esquerda”.

J. P. CD: Mestre, por que a água do bairro Vila Alta, aqui do Crato, é tão suja e imprópria para beber?

Z: Porque o encanamento que leva a água para o bairro passa mesmo embaixo da prefeitura e nesse ponto a água se contamina com muita sujeira.

J. P. CD: O senhor tem algum comentário a fazer sobre o Zona Azul?

Z: É uma zona!

J. P. CD: O que o senhor tem a falar sobre a segurança?

Z: Com relação à segurança pública, em alguns anos, a cidade vai estar no mesmo patamar das metrópoles e grandes capitais.

J. P. CD: Com um efetivo policial mais preparado, mais bem equipado e mais presente?

Z: Não. Com a criminalidade tomando de conta.

J. P. CD: E sobre o prefeito do Juazeiro do Norte?

Z: O prefeito do Juazeiro do Norte...

[ Nota: Zaratustra fica bastante tempo em silêncio. Pela expressão que fez, parece que o grande mestre não conhece o prefeito de Juazeiro do Norte.]

Z: São Luiz Grignion de Montfort, no seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, diz: “Deus reuniu todas as águas e chamou de Oceano; reuniu todas as graças e chamou de Maria.” Parafraseando o santo, eu digo: Deus reuniu as 10 pragas do Egito e não deu o prefeito do Juazeiro do Norte. Ele então chamou o Diabo e disse: “Completa para mim!”

[ Nota: pelas palavras que disse, Zaratustra mostrou o quanto conhece o prefeito de Juazeiro.]

Fim da Entrevista.

Quer também homenagear a sua cidade? Mande perguntas para o profeta Zaratustra através dos comentários.

( Observação: Nietzsche não fez nenhuma pergunta porque não parou de chorar. Para mais detalhes, leia o livro Quando Nietzsche Chorou).

João Paulo DiCarvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participação em Coletâneas

É isso mesmo O ensaio Basta só opinar sobre tudo, é isso mesmo!? , de Epitácio Rodrigues foi aprovado para compor a Coletânea É isso mes...